domingo, 18 de setembro de 2016

Hanjin - Navios parados em alto-mar, com medo de penhoras


Bildergebnis für hanjinEsse caso é muito interessante. Uma companhia marítima teve a falência decretada, enquanto dezenas de seus navios estão no mar, carregados de mercadoria. Ela não tem dinheiro para pagar taxas portuárias, e por isso os navios não podem atracar. Milhares de contêineres estão ao largo. E os tripulantes os navios estão basicamente presos nos navios.

A penhora marítima internacional funciona muito bem (parece irreal, mas é verdade. Funciona até mesmo no Brasil). Se algum navio atracar, ele provavelmente será penhorado.

Por outro lado, quando a tripulação estiver próxima da morte, várias regras de emergência permitirão que os navios entrem nos portos, ainda que não tenham meios de pagar os custos de praticagem, etc.

Direito Marítimo e Direito Internacional Falimentar, ao vivo.

Em tempo: parece que algumas jurisdições concederam proteção falimentar e contra penhoras a alguns navios, que já começaram a acostar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.