quarta-feira, 4 de maio de 2016

ISS sobre softwares vendidos ao exterior - Artigo Conjur

Bom artigo que explica bem o efeito prático da nova interpretação tributária adotada pelo fisco paulistano. Isto é, que só há exportação de serviço quando o serviço é prestado no exterior.



Exportação: Construir uma ponte no exterior.

Não é exportação: Fazer o projeto arquitetônico da mesma ponte e vender para uma empresa no exterior.



O resultado é absurdo e vai contra toda a doutrina tributária e a tradição legal sobre o tema.



Aliás, o resultado é tão esquisito que mal pode se considerar o texto como jurídico. Ele faz muito mais sentido como uma tentativa desesperada de fraudar a lei tributária para aumentar a arrecadação. Força pura, sem razão.

Há recursos jurídicos para evitar a cobrança do ISS sobre exportações de softwares, projetos e serviços desenvolvidos no Brasil mas dedicados a clientes estrangeiros.



Todavia, talvez a melhor resposta seja levar a empresa para outra cidade ou estado. Isso seria uma resposta mais à altura da agressão.







ConJur - Para desoneração de ISS, parecer exige "exportação do exportador": "o princípio do destino (Bestimmungsland-Prinzip) em matéria de ISS,"



'via Blog this'

2 comentários:

  1. realmente soa como uma medida desesperada.
    vamos ver no que dá, pois para empresas que construiram o negócio com exportação em mente, não há muitos benefícios em ficar em São Paulo se isso for colocado em prática.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.