sábado, 22 de março de 2014

Receber herança ou doações de parentes africanos desconhecidos




Leia também: fraudes em negócios internacionais


Às vezes posto por aqui alguns emails trocados com clientes. Os nomes e detalhes são sempre alterados e eu sempre peço autorização prévia.

Vejam só que caso interessante e, infelizmente, muito comum:



Boa noite Dr Adler,


Sou o único beneficiário de uma conta em um banco no Exterior, mais especificamente na Africa, meu parente (que eu não conhecia) morreu lá, e já vivia lá há muito tempo. Parece que ele era membro do governo.


Já recebi um contato do banco que me indicou um advogado lá na Africa para fazer a operação. O advogado pediu para eu depositar um pequeno valor, para pagar os honorários dele e a taxa do banco. 

Gostaria de saber se este é o procedimento, e como fazer para a entrada deste valor aqui no Brasil.

Vou pagar imposto sobre o valor recebido?

Obrigado


Cândido.

-------------------


Prezado Cândido,


Este tipo de operação normalmente é uma fraude.  

Se você não conhecia o autor da herança (a pessoa que morreu),  a chance de ser fraude é de 99,999%.

Se você quiser prosseguir, posso analisar os documentos e fazer uma investigação. Contudo, peço que avalie se situação a vale o investimento.

Atenciosamente, 

Adler

44 comentários:

  1. Minha avó recebe em cheque estrangeiro mensalmente um valor de idenizacao do acidente sofrido nos estados unidos. Nao consigo trocar os cheques em moeda americana aqui no Brasil, o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o banco do brasil aceita depositos de cheques de bancos de fora em moeda estrangeira. converse com seu banco.

      Excluir
  2. Conheci um homem que se diz engenheiro naval convidando para uma parceria de um fundo no valor de $ 1.000.000,00, no decorrer mandou-me dois certificados sobre anti terrorista e anti drogas, sendo que antes me solicitou o nome, após o envio dos meus dados, mandou uma carta acordo timbrado com logo da ONU e o Banco Fidelity, esta carta era um acordo sobre o valor e parceria, após a assinatura da carta e enviada, mandou pedir mais dados documentais, após o envio ele manda um e-mail juntamente com um extrato bancário de uma conta aberta em meu nome bloqueada com o valor citado acima, porém antes tinha um advogado do Ministério de Assuntos Estrangeiros de Ghana e da ONU, depois mandou-me que enviasse $ 465,00 dolares para ativar a citada conta, e agora disse que vai cancelar a conta que já está aberta com $ 1.000.000,00 de dolares depositados no Banco Fidelity em Ghana, sendo que eu já mandei um ofício para o dito banco e não obtive resposta alguma, quais os procedimentos que deverei tomar? Favor me reponder para o meu e-mail: defesahumana@yahoo.com.br, necessito da sua ajuda...

    ResponderExcluir
  3. Caro Leitor,

    O caso tem toda a apartência de uma fraude. Recomendo que você não envie dinheiro e, se possível, denuncie.

    Atenciosamente,

    Adler

    OBS: RESPOSTAS A COMENTÁRIOS NÃO SÃO CONSULTORIA JURÍDICA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr bom dia o senhor poderia entrar em contato comigo pós preciso tirar umas dúvidas sobre um testamento! Meu email joab.20fernando@gmail.com se o senhor pode entrar em contato elhe agradeço.

      Excluir
    2. Recebi uma Herança do exterior pelo protocolo de transfer dia 15.11/2016
      Dizendo que está no Banco Central .Meu Advogado era advogado do meu parente LUIZ KAUL lá na AFRICA as taxas foram pagas Apenas eu complementaria com $250 Agora preciso saber se realmente está no Banco Central
      Bank Central da Nigéria -Direto para o Banco Central do Brasil
      Nº do transfer N101020000777022
      Meu email okaul6gmail.com ORTENILA BOSIO KAUL

      Excluir
    3. Cara Luíza,

      Muito pouco provável. O Banco Central não recebe depósitos.

      Abs.


      Adler

      OBS: Comentários não são consultoria jurídica. Para uma avaliação de seu caso, envie um email diretamente a mim ou a outro advogado registrado na OAB.

      Excluir
  4. ola doutor gostaria que voce observasse este documento para ver a veracidade dele
    eu agradeço muito; uma mulher com o nome de sandra do pais de gana quer repassar para minha conta uma quantia de 3 milhoes de dolares para investimentos no exterior e mandou um formulario para que preencha. veja o formulario:
    Atenção: O Gerente Sr. John Brown
    Standard Chartered Grupo Ghana LTD
    (Departamento de Remessa Internacional)
    Telefone direto: 00233- 2485-92161 Fax: 00233-21252869.
    Email: info@security-standardbank.com

    PEDIDO DA LIBERTAÇÃO DE US $ 3.600.000,00 MILHÕES

    Sir,

    Eu, o Sr. ......................... o beneficiário legítimo do número da conta chamada Custódia 8647882935 com o seu banco e teve um saldo de encerramento antes desta data, no valor de três milhões e seiscentos mil dólares apenas. (US $ 3.600.000,00) apenas.Venho por este meio solicitar que o fundo acima de ser transferidos para a minha conta apresentada a seguir de acordo com suas diretrizes de remessas estrangeiras. Meu banco coordenadas são como se segue abaixo:

    Meu nome complete: ..........................................
    Endereço para correspondência: ....................................
    My Name Banco: .......................................
    My Bank Endereço: ........................................
    A / C NO: ...................................................
    Banco Tel: ................................................
    Banco Email: ...................................................
    IBAN Código: ...................................

    Vou apreciar se a referida transferência é efetuada em minha conta bancária indicada o mais rápido possível. Você pode entrar em contato comigo imediatamente através dos meus meios de comunicação abaixo:

    Meu Telefone Celular:
    Escritório Telefone:
    Suplente E-mail:

    Tratar como importante.

    Obrigado pelo seu antecipado co-operação.


    Com os melhores cumprimentos,

    .........................................
    Nomes completos / Assinatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leitor,

      Os comentários do blog não servem para dar consultoria jurídica. Mas posso dizer que a mensagem se parece muito com mensagens fraudulentas que circulam pela internet.

      Atenciosamente,

      Adler

      Excluir
  5. Boa tarde Doutor, eu sou de Portugal, e a minha mãe recebeu uma herança superior a 15 mil euros, e já transferiram o dinheiro, mas ainda nao esta disponivel e já passaram 2 semanas, quanto tempo mais terá de esperar.
    Muito obrigada,

    Com os melhores cumprimentos

    ResponderExcluir
  6. Boa noite.
    Um amigo está recebendo um valor de U$5.000.000.00 referente a uma negociação de LTNs como interveniente da operação em outro país.
    Gostaria de saber o que é exigido que se informe ao Banco, Coaf ou Banco Central sobre o valor para que ele entre legal.

    Gostaria de saber tbm se é possivel transferir U$ 1.000.000.00 para uma pessoa que não está fazendo parte da operação após o dinheiro estar no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leitor,

      Os comentários do blog não servem para dar consultoria jurídica. Mas posso dizer que a operação, tal como você descreve, tem a aparência de uma fraude.

      Procure um advogado! Pode me escrever, se quiser (contato@adler.net.br).

      Atenciosamente,

      Adler

      Excluir
  7. ola amigo , conheci pelo face bok uma senhora com o nome de sterner werner,ela me informou que eu poderia fazer um emprestimo de 3.000 a 5000 eu enviei tudo sobre mim, e depois ela disse que eu teria que pagar 85 dolares para o seguro do banco liberar o valor, ai desconfieie e perguntei se ela conhecia outra senho chamada beatrice brenda ,ela novamente junto com beatrice disseram que me enviaria 5000 dolares e nada eu não cai

    ResponderExcluir
  8. Olá tem uma pessoa que se diz ser deputada e disse que está a beira da morte e me fez uma proposta pediu pra um tal de sbarrister pra me enviar um email ele disse que tem fundo e que devo depositar 570 dólares norte americano para taxa da caixa e verdadeiro isso novinha

    ResponderExcluir
  9. Olá tem uma pessoa que se diz ser deputada e disse que está a beira da morte e me fez uma proposta pediu pra um tal de sbarrister pra me enviar um email ele disse que tem fundo e que devo depositar 570 dólares norte americano para taxa da caixa e verdadeiro isso novinha

    ResponderExcluir
  10. SENHOR, SOU FIEL DEPOSITÁRIO DE UMA SENHORA COM UMA CONTA NA AFRICA, EM GANA.VALOR : USD 7.258.000. O UBA(UNITED BANK FOR AFRICA) ONDE ESTE DINHEIRO ESTAVA DEPOSITADO ESTÁ ME REMETENDO...VIA BANCÁRIA ESTES USD7.258.000. TUDO ACOMPANHADO DOS CERIFICADOS DO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL(LAVAGEM DE DINHEIRO) E DAS NAÇÕES UNIDAS( ANTI TERRORISMO E DROGAS). PERGUNTO: PAGAREI IMPOSTO DE RENDA QUANDO ESSE DINHEIRO ESTIVER NA MINHA CONTA NO BRASIL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor,

      Parece um caso típico de fraude.

      Abs.

      Excluir
    2. GENTIL SENHOR, O DINHEIRO JÁ ESTÁ EM MINHA CONTA.

      Excluir
    3. Caro leitor,

      Será a primeira vez que vejo isso acontecer. Peço que me envie um email com cópia da documentação, para que eu possa verificar (contato@adler.net.br).

      Abs.

      Excluir
    4. Vc precisou de advogado para receber este valor ?tbm recebiam e-mail para adquirir um dinheiro mas esta mandando em ir lá na Costa Rica ou adquir um advogado

      Excluir
    5. Caro Leitor (Serralheria),

      Muito cuidado! Já houve até casos de sequestros e assassinatos decorrentes desse tipo de email.

      Por favor entre em contato comigo, para que eu possa ajudá-lo.

      Abraços,

      Adler

      OBS: Os comentários não constituem consultoria jurídica.

      Excluir
  11. Dr. Recebí de herança do exterior certo valor em dólares norte americanos e a importância foi transferida de um Banco Inglês para a minha conta corrente aqui no Brasil, incide algum tributo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geraldo,

      Isso é controverso. Alguns estados cobram o ITCD, outros não.

      Por favor me escreva (contato@adler.net.br).

      Abs.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Doutor sou chileno e moro no Brasil, tenho dois irmãos no Chile e descobri que meu pai morreu em 1995 e deixou herança, a qual meus irmãos dividiu entre eles e me deixou de fora, como faço para reaver a minha parte, quais são os meus direitos. Ficarei muito grato por sua orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leitor,

      Se os bens estão no Chile, você procurar um advogado chileno. Creio que haverá pouco a se fazer desde o Brasil.

      Abraços e boa sorte.

      Excluir
  14. O doutor muito obrigada pela informação, mais será que com todos esses anos que se passaram eu ainda tenho algum direito?, pois sei que a herança é um tanto relevante.

    ResponderExcluir
  15. O doutor muito obrigada pela gentileza de me orientar.Mais será que mesmo com todos esses anos que se passaram eu ainda posso conseguir alguma coisa, ter algum direito? pois a herança deixada pelo meu pai é um tanto relevante.Não entendo como eles conseguiram fazer isso sem constar a minha existência sendo o filho mais velho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leitor,

      Eu realmente não tenho como dizer. Se você me enviar um email, posso recomendá-lo a um advogado do Chile.

      Abs.

      Excluir
  16. ola doutor preciso de ajuda por favor meu email matumotosonia@hotmail.com obrigada

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Ola Boa tarde,
    recebi uma mensagem no facebook de um senhor querendo falar comigo e pediu pra que eu enviasse um email pra ele, pra que ele explicasse melhor a situação.
    Por curiosidade, encaminhei um email para que ele me falasse o que queria.
    Neste email, ele fala que tem pouco tempo de vida, e que queria fazer uma doação, que eu entrasse em contato com o advogado dele para que me explicasse o passo a passo...
    estou conversando com ele, tipo pra saber ate onde vai, ate a foto de sua ID ele me envinhou, pra que eu confiasse e enviasse a minha... rsrs
    se isso é uma fraude, como faço para desmascara-lo ?
    Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo!
      Estou passando pela mesma situação,só que no meu caso é uma mulher italiana que mora na França e que tem pouco tempo de vida,pois esta com cancer na garganta.
      Ela quer doar 60 mil euros dos 500 mil que ela tem,disse também que é dona de uma concessionaria de carros usados e pediu que eu entrasse em contato com o advogado dela para que ele possa enviar a documentação.
      Ela diz que o advogado irá ajudar para que eu possa receber sem problemas a teansferencia de fundos.

      Excluir
    2. Cara Vanessa,

      O caso parece bem estranho. Sugiro que você entre em contato comigo antes de tomar qualquer outra medida.

      Atenciosamente,

      Adler

      Excluir
    3. comigo aconteceu quase igual, dissendo que vao me fazer uma doação e que a pessoa estava em leito de morte =, qu procedimento tomar/ com saber se o caso e fraude?

      Excluir
    4. Cara Kátia,

      Leia o post com cuidado.

      Se você ainda estiver em dúvida, pode marcar uma consulta comigo.

      Abs.

      Excluir
  19. Olá boa noite meu filho é menor e o pai é francês e faleceu e avó também,o dinheiro a herança está na França,como faço para transferir esse dinheiro para o Brasil?As taxas já foram pagas tenho que pagar novamente Aquino Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Beth,

      Por favor me envie um email para que eu possa averiguar o caso em detalhes (contato@adler.net.br).

      Abraços,

      Adler

      Excluir
  20. Olá amigo.recebi de uma pessoa da França 50 mil euros para minha instituição. Mas me pediram para pagar as taxas de transferência e serviços para liberar o código mtcn. Isso procede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leitor,

      Pode ser que sim, mas não é certo. Precisaremos ver os detalhes.

      Abs.

      Excluir
  21. Boa tarde, Dr.
    Eu necessito saber se posso receber doação de parente estrangeiro. Esse parente é americano e reside nos USA e eu sou brasileiro e resido no Brasil. Agradeço a informação.
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Valéria,

      Sim, você pode. Mas tome cuidado quanto à documentação e ao pagamento do ITCMD. A alíquota dependerá do seu estado.

      Abs.

      Excluir

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.