sexta-feira, 19 de julho de 2013

Como conseguir um visto no Uruguai? Comentários sobre o Acordo sobre Residência para Nacionais dos Estados Partes do Mercosul


 
Nota do Autor: Em geral, os leitores deste post também gostam de ler sobre:


Recentemente recebi de um cliente uma pergunta sobre o visto no Uruguai para seu futuro cônjuge. Talvez interesse a outros leitores deste blog:

Olá Adler,
Gostaria de te fazer uma pergunta. Eu vou trabalhar no Uruguai o ano que vem e quero que meu namorado venha junto comigo. Se nós nos casarmos aqui no brasil ele pode ir viver comigo lá?
Desde já agradeço,
--

Cara Halo,

Fico muito honrado com seu conto.

A concessão do visto é discricionária de cada país. Em geral, o Uruguai é bastante favorável à concessão de vistos para Brasileiros, desde que se comprove meios de subsistência.

Mais detalhes podem ser encontrados no site: http://www.dnm.minterior.gub.uy/tramites_residencias.php

Em termos gerais, pode-se dizer que é mais fácil para o cônjuge obter o visto se estiver acompanhando o outro cônjuge, sendo que um dos dois terá residência e emprego fixo. Mas sugiro que você consulte a embaixada do Urugai primeiro. Pode ser que um termo de responsabilização financeira seja suficiente.

Vale a pena lembrar também que, caso seu namorado deseje somente morar no Uruguai isso é possível sem a necessidade de Visto, devido ao Acordo sobre Residência para Nacionais dos Estados Partes do Mercosul (Decretos nº 6.964/2009 e nº 6.975/2009). De acordo com esse tratado, todos os cidadãos de países membros do Mercosul podem ter residência temporária de até dois anos no Uruguai independente de vistos ou de sua situação migratória. Basta a comprovação da nacionalidade! Essa residência também poderá ser convertida em permanente, caso o pedido de conversão seja feito em até 90 dias antes do fim do prazo da residência temporária.

Caso você precisa de ajuda para estabelecer residência no Uruguai, basta entrar em contato comigo! Também ficarei feliz em lhe recomendar alguns de meus parceiros, caso você precise de um escritório de advocacia no Uruguai.

Grande abraço e boa sorte!

--

Agradeço muito sua atenção. Que bom que não é tão dificil...
Obrigada! Se for necessário vou precisar sim.
Grata,

Nota do Autor: Em geral, os leitores deste post também gostam de ler sobre:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.