segunda-feira, 10 de junho de 2013

Infraestrutra e logística portuária brasileira – Campanha Zarpa Brasil



Há um mês atrás eu escrevi um post sobre um estudo da Revisa Exame que tratava dos melhores portos brasileiros, que pode ser acessado neste link.  Uma das falhas que  apontei nesse estudo era acerca da insuficiência de dados sobre a lentidão administrativa e burocracia dos portos brasileros.

Recentemente li outro estudo, publicado pela Campanha Zarpa Brasil, que continha diversos dados interessantes. Dentre eles, o dado acerca da burocracia portuária brasileira. Enquanto a média mundial de dias para o desembaraço aduaneiro é de cerca de 2,9 dias, no Brasil a média é de 5,5 dias. Em países como os tigres asiáticos – Hong Kong, Cingapura, Taiwan – esse valor varia entre 0,6 e 1,3 dias.

Esses relatórios corroboram um fato já conhecido por muitos que trabalham com importação e exportação: os portos brasileiros sofrem de uma excessiva burocratização e precisam de reformas urgentes. Em breve pretendo publicar em meu blog mais informações acerca desse tema, inclusive sobre a Medida Provisória 595.

Para saber mais sobre a Campanha Zarpa Brasil, acessem:

Nota do Autor:  Em geral, os leitores deste post também gostam de ler sobre:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.