terça-feira, 14 de maio de 2013

Tema para monografia em Direito Internacional


Nota do Autor:  Em geral, os leitores deste post também gostam de ler sobre:






Prezado Adler,

Em pesquisa sobre a matéria de direito internacional, descobri teu Blog e achei excelente. Sou advogado no estado de São Vicente e estou terminando Especialização em Direito Internacional na Escola Direito Militar e preciso fazer trabalho de conclusão.

Sou um completo iniciante no assunto e por isso estou enviando este email para saber se podes me ajudar. Inclusive não trabalho com esta área.

Não consigo achar um tema e problema de pesquisa para meu trabalho. Tenho algumas idéias em mente como Contratos de Compra e Venda entre Brasil e Vietnã e Propriedade Intelectual ou Arbitragem Internacional e Contratos entre Brasil e Vietnã.

 
Ficarei grato se puderes me responder.

Respeitosamente
 

----------------------------------

Olá Rambo, 

Muito obrigado pelo contato. 

Os temas que você mencionou são excelentes. Eu sugeriria também algo bem específico, como:  

- bitributação entre Brasil e outro país;

- acordos internacionais de pesca aplicáveis ao Brasil (pesca é um tema em voga); ou

- um estudo jurisprudencial sobre validação de arbitragens internacionais ou  aplicação de princípios UNIDROIT em decisões judiciais do Vietnã, Burma, China, etc.

Fique à vontade para me mandar os rascunhos. Revisarei com prazer. 

Forte abraço, 




Nota do Autor:  Em geral, os leitores deste post também gostam de ler sobre:



4 comentários:

  1. Quanto às "isenções tributárias através de tratados internacionais"? Observei algumas contendas judiciais onde o importador pleiteava (através de mandado de segurança) a isenção do ICMS de seu produto devido a um similar gozar de tal isenção no em que ele estava importando. (O caso de Tilápia, e outros).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não era bem isso que eu tinha em mente, mas é uma boa sugestão. Tem a ver com regras da OMC, e também com o princípio da isonomia.

      Abraço,

      Adler

      Excluir
    2. Na verdade é nessa área que pretendo escrever minha monografia, por isso adicionei à sua lista e o questionei se seria uma boa temática, também.
      A idéia é exatamente essa, analisar as regras da OMC e do comércio internacional (princípio da nação mais favorecida), etc.

      Abraço.

      Excluir
  2. Olá, meu nome é Ana Carolina Appolloni e sou estudante de direito. Estou cursando o 9º período e passando dificuldade em encontrar temas de monografia em direito internacional. Pesquisando na internet, encontrei seu blog e ficaria muito grata se você pudesse me dar um norte em relação à esse problema. Sou apaixonada por direito internacional e pretendo seguir essa área quando me formar. O problema maior, no meu caso, é encontrar bibliografia que embase meu trabalho. Conversando com minha professora da matéria, ela me sugeriu o seguinte tema: " As decisões de cortes supranacionais e sua aplicação ao direito interno". A princípio gostei da ideia, mas depois encontrei dificuldade em achar livros relacionados ao tema. Você poderia me indicar algumas obras, ou então uma ideia melhor de tema, seguindo essa direção? Obrigada.

    ResponderExcluir

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.