quarta-feira, 29 de maio de 2013

Homologação, no Brasil, de divórcio realizado no exterior

Nota do Autor:  Em geral, os leitores deste post também gostam de ler sobre:



Caro Dr. Adler,

Estou à procura de um advogado pra homologar no Brasil o meu divórcio feito na Holanda. O casamento foi realizado na Holanda, apresentado no Consulado Holandês e reconhecido em Cartório no Brasil.

De acordo com o Consulado Brasileiro, para a homologação do divórcio será necessária uma sentença judiciária cujo processo tramitará em Brasília, razão pela qual será necessário que um advogado me represente.

Gostaria de saber se a informação acima é correta e quanto tempo leva até sair a sentença.

Agradeço desde já.

Atenciosamente,



---------------------------------

Cara Laurel Gand,


Obrigado pelo contato. 

A informação é parcialmente correta. Realmente a via principal para homologar divórcios realizados no estrangeiro é a apresentação de uma ação perante o Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

Existe uma outra hipótese, para aqueles que são casados sem filhos, que seria a realização de um novo divórcio no Brasil, perante o cartório. Contudo, esta opção só permite o divórcio amigável, em que os dois cônjuges concordam. 

O processo perante o STJ é bastante demorado, pode levar até um ano. O procedimento perante o cartório é bem mais rápido. 

Fico à disposição para ajudá-la.


Atenciosamente, 


Adler




Nota do Autor:  Em geral, os leitores deste post também gostam de ler sobre:


25 comentários:

  1. Existe entendimento de que, se não houver na sentença de divórcio nenhuma disposição sobre bens situados no Brasil, ou relativos a guarda/alimentos de menores, isto é, somente a declaração de fim da união, não é necessária a homologação de sentença perante o STJ.
    Pode averbar diretamente no cartório de registro civil, desde que acompanhado da legalização consular - carimbos do consulado do Brasil na Holanda; e tradução feita por tradutor juramentado no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro comentarista,

      O que você diz é verdade em parte.

      Apesar de a resolução do CNJ dizer mais ou menos isso, o fato é que a maioria dos cartórios ainda não admite o registro sem homologação.

      Atenciosamente,

      Adler

      OBS: Os comentários são meramente informativos. Não são e não valem como consultoria jurídica. Consulte sempre um advogado

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. queria saber qual o procedimentos que devo tomar para mim ter um visto no passaporte. fui casado com uma brasileira.aqui em lisboa. mais estou divorciado dela e casei tb no brasil, mais no brasil continuo casado, queria saber qual papeis que devo ter em maoes, para dar encaminhamento, pois preciso urgente de ir ao brasil trabalhar, sou formando em MASSOTERAPEUTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leitor,

      Estou tentando reservar os comentários para discussões técnicas. Por favor me envie um email: contato@adler.net.br .

      Abraços,

      Adler

      Excluir
  4. Boa tarde Dr!! Gostaria de saber sobre esse caso específico que o Sr. mencionou. No caso da brasileira ter caso com o alemão aqui no Brasil, em Natal-RN, as possibilidades sao:

    1- realizarem o divorcio na alemanha e posteriormente entrar com uma ação no STJ para a homologaçao, ou;

    2- realizarem o divorcio diretamente no Brasil, caso seja amigável.

    A pergunta que fica é: no caso dessa segunda hipótese, seria necessario realizar o divorcio amigavel no Estado onde foi celebrado o casamento, ou seja no RN?? Ou pode ser feito em qualquer Estado do Brasil?

    Gostaria de saber tambem, que no caso de ser feito esse divorcio amigavel em cartorio, como ocorreria a homologaçao do mesmo??

    Grata.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sílvia,

      Os comentários não servem para dar consultoria jurídica. Mas, visto que você está prestes a cometer um crime de falsidade, vou abrir uma exceção: não diga que ele é solteiro, pois isto é mentira. O estado civil dele é divorciado.

      Abraços e boa sorte.

      Adler

      Excluir
  7. Me casei e me divorciei na Inglaterra. No divorcio a certidão de casamento fica retida. Eu registrei meu casamento no consulado em Londres e agora preciso registrar meu divórcio e tenho pressa. Qual é o procedimento? Espero que fácil porque já percebi que nesse pais é mais fácil se declarar solteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leitor,

      Não há como simplesmente registrar o divórcio. Você precisa homologá-lo perante o STJ ou então fazer um novo divórcio no Brasil, talvez via cartório.

      Declarar-se solteiro é crime e tornará seu novo casamento nulo. É uma péssima ideia.

      Abs.

      Adler

      OBS: Os comentários são meramente informativos. Não são e não valem como consultoria jurídica. Consulte sempre um advogado

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Me casei nos Estados Unidos com um brasileiro, tive um filho com ele lá, mas nos separamos e agora estamos em processo de divorcio, ele deu entrada lá e eu recebi o processo aqui no RN, gostaria de saber como proceder? Vou precisar de um advogado para este caso? E se sim teria alguma indicação em Natal ou grande Natal? De preferência que fale ingles.....

    ResponderExcluir
  10. Me casei nos Estados Unidos com um brasileiro, tive um filho com ele lá, mas nos separamos e agora estamos em processo de divorcio, ele deu entrada lá e eu recebi o processo aqui no RN, gostaria de saber como proceder? Vou precisar de um advogado para este caso? E se sim teria alguma indicação em Natal ou grande Natal? De preferência que fale ingles.....

    ResponderExcluir
  11. Sou peruano e casado no Peru com uma peruana,mas de comum acordo nos separamos de corpos;quando voltei ao meu país para me divorciar legalmente,só q ela me chantageou pra que eu assinasse um valor de pensão para assinar o divórcio,assinei a pensão e ela não quis assinar o divórcio. Então fui tentar o litigioso como se eu msm estivesse abandonado o lar. Trabalho aqui no Brasil e não tenho como viajar pra ver o processo. Como faço agora e consulto o processo?

    ResponderExcluir
  12. Sou peruano e casado no Peru com uma peruana,mas de comum acordo nos separamos de corpos;quando voltei ao meu país para me divorciar legalmente,só q ela me chantageou pra que eu assinasse um valor de pensão para assinar o divórcio,assinei a pensão e ela não quis assinar o divórcio. Então fui tentar o litigioso como se eu msm estivesse abandonado o lar. Trabalho aqui no Brasil e não tenho como viajar pra ver o processo. Como faço agora e consulto o processo?

    ResponderExcluir
  13. Sou Brasileiro casado com uma brasileira, e nos casamos no Brasil.Moramos no Peru a 8 anos, e temos um filho de 12 anos. Quero me separar da minha esposa. Como devo proceder? Quais leis de separacao devo utilizar?

    ResponderExcluir
  14. Agora com o Provimento nº 53 de 16 de maio de 2016, que foi dado com base no art. 961 do código de processo civil, onde não precisa mais fazer homologação de divorcio perante o STJ, como está a jurisprudência do STJ nesse sentido e a jurisprudência acerca de alteração de nome em caso de casamente e divorcio estrangeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário.

      Parece que essa lei ainda não "pegou". Estou acompanhando o assunto.

      Normalmente, em casos assim, cada tribunal estadual emite uma norma para operacionalizar a decisão do CNJ. Acho que ainda demorará um pouco até que isso esteja funcionando perfeitamente. É preciso proceder por tentativa e erro, em cada cartório.

      Abs.

      Excluir
  15. Gostaria de tirar uma dúvida, casei no exterior e me divorciei, agora falta homologar no Brasil, so q temos bens nos dois países e os do Brasil vão ficar pra mim, gostaria de saber se ele pode me passar uma procuração para q eu mesma faça isso da partilha, se sim, que tipo de procuraçao deve ser. Obrigada desde já pela atençao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Ana,

      O processo de homologação precisa ser feito perante o STJ, com ajuda de um advogado. Seu ex-marido pode enviar uma espécie de autorização, dizendo que aceita que o divórcio seja homologado. Mas isso não afasta a necessidade de advogado.

      Por favor me escreva se precisa de ajuda concreta.

      Abs.

      Adler

      OBS: Os comentários são meramente informativos. Não são e não valem como consultoria jurídica. Consulte sempre um advogado

      Excluir
  16. Olá preciso de orientação. Me casei com canadense no Canadá em 2015 e realizamos nosso divórcio também no Canadá em 2017. Porém não foi feito o registro de casamento no consulado e em nenhuma autoridade brasileira e assim aconteceu com o divórcio. Como proceder? Preciso ainda fazer o registro de ambos casamento e divórcio perante as autoridades brasileiras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leitor,

      Entendo que sim. É preciso realizar os dois registros no Brasil.

      Por favor entre em contato comigo para que eu possa orientá-lo melhor.

      Abs.

      Excluir
  17. Casei nos USA, em 2010 voltei para o Brasil e me divorciei. Estudei essas leis todas porque morava em Maceió e ninguém podia me ajudar porque ninguém sabia de nada.

    Agora moro no Brasil mas nunca mais voltei. Ele é brasileiro. Acredito que esteja morando novamente nos USA, não sei.

    Minha pergunta, preciso homologar o divórcio no consulado dos USA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla,

      Você precisa sim regularizar sua situação nos EUA. Mas isso não é feito somente no consulado e pode exigir o registro do divórcio no "marriage registry" do estado em que você se casou.
      Não sou especialista em direito dos EUA, mas posso indicar a você um bom advogado lá.

      Abs.

      Excluir

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.