quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Mais leis internacionais hoje

Pessoal,

Sei que estou me repetindo (ontem também escrevi sobre meu hobby de coletar leis).

Mas não consegui resistir. É a primeira vez que vejo um tratado internacional com o Reino Hachemita da Jordânia.  No mesmo dia em que é promulgado um tratado com Israel, ainda por cima.

E ainda temos novas do Uzbequistão (que é uma ditadura temível, mas um país com um nome cheio de charme exótico).

Para os que gostam de Borat, também um tratado de cooperação econômica com a nobre República do Cazaquistão.

Ah, se pelo menos todos esses tratados fossem novas convenções para evitar a dupla tributação...

OBS: Jurista de plantão, saibam que eu, obviamente, sei que decretos não são leis. Mas é mais fácil dizer leis internacionais do que explicar que os decretos promulgam a decisão do legislativo sobre a aceitação de tratados internacionais. Ademais, os tratados valem no Brasil como leis ordinárias, o que meio que conserta as coisas (exceto, é claro, pelos tratados relativos a direitos humanos, que têm status especial. Mas é tão complicado explicar tudo isso num título....)

6 de fevereiro de 2013
Decreto nº 7.911, de 5.2.2013 - Promulga o Acordo na Área de Turismo entre a República Federativa do Brasil e o Estado de Israel, firmado em Brasília, em 11 de novembro de 2009.

Decreto nº 7.909, de 5.2.2013 - Promulga o Acordo de Cooperação Cultural entre a República Federativa do Brasil e a República do Uzbequistão, firmado em Brasília, em 28 de maio de 2009.

Decreto nº 7.908, de 5.2.2013 - Promulga o Acordo de Cooperação Econômica e de Comércio entre a República Federativa do Brasil e a República do Cazaquistão, firmado em Brasília, em 27 de setembro de 2007.

Decreto nº 7.907, de 5.2.2013 - Promulga o Acordo de Cooperação Econômica e Comercial entre a República Federativa do Brasil e o Reino Hachemita da Jordânia, firmado em Brasília, em 23 de outubro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.