quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A integralização de capital social com a transferência de tecnologia, ou know-how

Artigo interessante no Migalhas de hoje, sobre o uso de bens imateriais para a integralização de capital social. Link ao final.

Eu me deparo com essa questão frequentemente, mas no contexto dos investimentos estrangeiros. Sempre há uma empresa estrangeira com um software valiosíssimo, ou com um conjunto de informações (um treinamento, uma dieta, uma marca) que vale muito dinheiro. Esta empresa estrangeira, via de regra, busca Joint Venture com um empresário brasileiro, e deseja que seu patrimônio imaterial seja valorado "como dinheiro".

É possível fazer isso. Mas dá bastante trabalho. Perícias são necessárias, além de atenção especial ao registro perante o Banco Central.

Dica: em geral, vale mais a pena investir a tecnologia do que cobrar royalties sobre ela. Vender diretamente, então, é uma loucura, pois a tributação sobre importação de serviços é salgadíssima.


A integralização de capital social com a transferência de tecnologia, ou know-how - Migalhas de Peso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.