terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Update devido há muito: Competição internacional sobre Direito do Investimento Estrangeiro

Pessoal,

Estou devendo este post há tempos.

No ano passado, ajudei a patrocinar a participação da UFMG numa competição internacional sobre regulamento de investimento estrangeiros. Além de patrocinar, dei uma ajuda técnica ao time.

Pois deu muito certo. Olhem só o resultado:


"O Foreign Direct Investment International Moot Competition ("FDI Moot") é um evento que reúne, todos os anos, estudantes de direito representando universidades de todo o mundo em uma competição sobre Direito do Investimento Estrangeiro. O objetivo é simular um procedimento perante um tribunal arbitral internacional que decidirá uma controvérsia entre investidor e Estado sobre direitos conferidos por um Tratado Bilateral de Investimento.

Este ano, o FDI Moot contou, pela primeira vez, com a participação de equipes brasileiras: a Universidade Federal de Minas Gerais e o Centro Universitário UNICURITIBA. Em sua primeira participação a UFMG, que competiu com 35 equipes de todo o mundo, contou com ótimos resultados: a equipe se classificou para as quartas de final, conquistando o 7o lugar; o competidor Pedro Martini foi o terceiro melhor orador, sendo premiado com uma Menção Honrosa; e o competidor Daniel Barbosa conquistou o grande prêmio Thomas Waelde de melhor orador de toda a Competição. A equipe contou ainda com a participação dos estudantes Jorge Vargas e Bernardo Cabral durante a fase de elaboração de memoriais.

O resultado da competição, bem como a participação de equipes brasileiras, demonstra uma mudança positiva para o cenário brasileiro: estudantes estão começando a se mobilizar e a estudar temas relativos à proteção de investidores estrangeiros. A experiência pode trazer profissionais mais capacitados para o mercado brasileiro, capazes de defender o tratamento mínimo de investidores, como tem sido feito em todo o mundo. Com o desenvolvimento da economia brasileira, essa mudança é importante não só para investidores estrangeiros, mas também para investidores brasileiros buscando investir no exterior."
Segue uma foto dos alunos e dos 3 prêmios que trouxeram para casa!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.