terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ajudem a UFMG a vencer a Competição Internacional de Arbitragem - VIS MOOT

Como postei há pouco, costumo ajudar as equipes da UFMG em suas empreitadas internacionais. Muito porque eu mesmo já estive nessa situação.

O Grupo de Estudos da Direito do Comércio Internacional da UFMG está com uma equipe brilhante este, ano, que tem condições de vencer a VIS Moot, maior competição internacional sobre arbitragem no mundo. 

Eu adoraria ver os brasileiros ganharemo dos alemães, austríacos, americanos e ingleses. 

Mas, tem um probleminha: a competição se dá em Viena, e a equipe precisa de patrocínio. 

Eu vou ajudar, mas eles precisam de mais apoio. 

Se vocês tiverem interesse em ajudar, por favor mandem um email para mim. Seguem abaixo mais alguns detalhes sobre o grupo e a competição. 

Conto com vocês.



O Grupo de Estudos de Direito do Comércio Internacional (“GEDICI”) da Faculdade de Direito da UFMG (“FDUFMG”) foi criado em maio de 2005, tendo como objetivo o estudo de matérias relacionadas ao Direito do Comércio Internacional Privado, em especial o contrato internacional de compra e venda de mercadorias, a arbitragem comercial internacional e a arbitragem internacional de investimentos. O grupo conta com a participação de alunos de diversos períodos do curso de Direito da FDUFMG, bem como de outras instituições.



A Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot (“Vis Moot”) é a maior competição de Direito do Comércio Internacional e de Arbitragem do mundo, que ocorre anualmente na cidade de Viena, Áustria. O objetivo do Vis Moot é promover o estudo do direito comercial internacional e arbitragem por meio da sua aplicação a um problema concreto, no qual as diversas equipes buscam solucionar as disputas comerciais internacionais que envolvem as partes fictícias do caso.
 

O evento reúne mais de 220 universidades de aproximadamente 50 países de todo o mundo.


O caso da 19ª edição do Vis Moot é construído ao redor das controvérsias que ocorreram em um contrato internacional para a venda de sistemas de automação. São levantadas questões sobre a ocorrência de eventos de força maior que impossibilitaram a entrega das mercadorias, discussões acerca da interação entre validade contratual e ilegalidade penal de condutas e sobre o dever das partes de mitigar os possíveis danos de um inadimplemento contratual. Também é discutida a possibilidade do tribunal arbitral afastar a participação de um advogado nos procedimentos.


Após a pioneira participação da Universidade Federal de Minas Gerais na 13ª edição do evento, o número de universidades nacionais participantes cresceu vertiginosamente. Na sua última edição, a competição contou com a presença da UFMG, do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade de São Paulo (USP), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV – SP) e da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.