quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CMN autoriza bancos a captar recursos e emprestar no exterior



Fonte: www.folha.com

Os bancos brasileiros poderão captar dinheiro no exterior e emprestar para empresas do Brasil lá fora. A regra foi aprovada em reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional) na noite de ontem.


Atualmente, apenas instituições que têm agência no exterior podem fazer esse tipo de operação, sujeita às regras do país em que atua.


Com a norma aprovada ontem, mesmo bancos que não estão fisicamente em outros países poderão emprestar a empresas brasileiras recursos captados no mercado externo, sem ter que trazer o dinheiro do Brasil.


A regra valerá também para bancos de fomento, como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).


CONSIGNADO


O CMN aprovou também norma que prevê que os bancos terão que colocar nos contratos com correspondentes bancários o critério para remuneração dessas empresas.
Atualmente, muitos correspondentes atuam captando clientes para tomar empréstimos junto ao banco -principalmente os consignados, que têm desconto em folha.


O banco, por outro lado, oferece uma comissão para cada cliente captado e, segundo o Banco Central, isso está incentivando os correspondentes a buscar clientes sem critério, só para garantir o pagamento. Além disso, os bancos estão oferecendo comissões cada vez mais altas, o que pode não ser sustentável.


"Ante a forte concorrência que existe nesse setor, começamos a ver uma ação nessas pessoas fazendo o crédito mais pela comissão do que pelo crédito em si", afirma o chefe do Departamento de Normas do BC, Sérgio Odillon dos Anjos.


Para evitar que isso comprometa a estabilidade financeira dos bancos, eles terão que mostrar, em cada contrato, que o tamanho da comissão que estão oferecendo é economicamente viável, ou seja, é proporcional ao tamanho da operação. Esses contratos serão fiscalizados pelo BC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.