quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Tributação: a declaração do óbvio necessita de recurso ao STJ.



 Deparei-me com um post no Carnaval Tributário relatando caso que num Brasil de mínima coerência jamais deveria ter acontecido.
Uma viúva teve que recorrer ao STJ pra ter o direito de ser tributada em custas processuais apenas sobre o valor dos bens inventariados – ou seja, a parte do cônjuge que faleceu.
Qualquer um com os 6 meses de estudo sobre sucessões que temos na faculdade sabe, no mínimo, que os bens do meeiro, nas palavras do relator, não são abarcados
pelo serviço público prestado, destinado essencialmente a partilhar a herança deixada pelo de cujus. Tampouco pode ser considerada proveito econômico, porquanto pertencente, por direito próprio e não sucessório, ao cônjuge viúvo.

É claro que não abarca. O fato gerador nesse caso é a prestação jurisdicional e a base de cálculo é proporcional ao que seria o valor da causa. Os bens do cônjuge sobrevivente não estão sendo questionados/inventariados em juízo. São dele e ponto. 
Alguém consegue me explicar o raciocínio jurídico das outras instâncias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.