quarta-feira, 13 de julho de 2011

Reflexões sobre o Instituto de Estudos Empresariais - O liberalismo existe

Como anunciei por aqui, ontem fui à posse da nova diretoria do capítulo mineiro do IEE - Instituto de Estudos Empresariais.

Estou surpreso e fascinado.

Entre os presentes estavam o Sr. Mendes, da Mendes Junior, O Sr. Salim Mattar, da Localiza e o Sr. Modesto Araujo, da Drogaria Araujo. (Se você não é de Belo Horizonte, talvez não entenda, mas a drogaria Araujo é um conjunto de farmácias que se espalha por toda a cidade, fornecendo um excelente atendimento. Já é parte de Belo Horizonte)

O discurso do Sr. Araujo foi um choque de realidade. Ele discursou abertamente, falando sobre como as restrições absurdas de horário de funcionamento, necessidade de guardas armados, proibição de uso de sacolas plásticas, entre outros, tornam a Farmácia Araujo uma refém do Estado.(Apenas em guardas armados, por exemplo, a empresa deveria gastar 1 milhão de reais por mês, caso as atuais leis fossem aplicadas. Isso porque as lojas sofreram 110 assaltos só neste semestre. Afinal, de quem é a responsabilidade pela segurança? De cada um ou do Estado. Se é do Estado, onde ele está?)

Tais normas públicas existem em benefício da arrecadação de impostos, talvez. Mas, em última razão, em detrimento da geração de empregos, da segurança jurídica, da população, da livre iniciativa.

Conquanto emblemático, o discurso e a figura do Sr. Araujo empalideceram frente ao discurso da antiga presidente do IEE, a Sílvia Araujo (filha do Sr. Modesto Araujo).

O discurso da Sílvia foi das falas que iluminam o entendimento e a consciência. Solicitei a ela uma cópia, para que vocês possam, também experimentar o prazer de ouvi-la. Mas cito alguns trechos de memória:

"Estamos vivendo num estado que quer regular como devemos embalar nossos produtos, como devemos servir as bebidas vendidas em nossa loja, onde devemos fumar, e como fumar nos espaços já reservados aos fumantes. 


Vivemos num estado em que a palavra SOCIAL tornou-se mágica. Basta adicioná-la a qualquer contexto e tudo se torna justificável, turno se torna bom. O empreendedorismo, por outro lado, é tachado de ruim, de mau."

Estas frases, ditas num  fórum em que só havia empresários e pessoas que SÃO grandes, e não que estão grandes (ou seja, nenhum portador de cargos provisórios, que amanhã será deposto.Mas somente membros produtivos da sociedade, que construíram as montanhas de onde observam o futuro), causaram estupor pela verdade e justeza.

E causaram também tristeza, pela percepção de que, ditas em outros contextos, gerariam revolta, contestação irracional e mesmo ódio, uma vez que o povo acostumou-se a exigir do poder público a solução para seus problemas, ao invés de simplesmente exigir que o governo saia do caminho e deixe os brasileiros resolverem suas vidas.

Em minha opinião, iniciativas como o IEE estão entre as poucas que podem elevar o Brasil para o patamar dos líderes da comunidade internacional, a fim de que nosso país se torne também uma terra onde se respeita a liberdade, sem concessões.

Para quem deseja ver um outro discurso da Silvia, encaminho o link com a gravação do discurso de abertura do FÓRUM DA LIBERDADE, realizado em 2010.

Ao novo presidente do IEE Minas Gerais, Daniel Katz, meus votos de sorte e sucesso merecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.