sexta-feira, 17 de junho de 2011

BNDES fecha cooperação com bancos dos Brics

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social assinou um acordo de cooperação com outros bancos de fomento dos Brics durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
Brasília - Em viagem à Rússia, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, assinou hoje um acordo de cooperação com outros bancos de fomento dos Brics - grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O acordo foi assinado em cerimônia durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

As diretrizes do documento assinado hoje foram definidas pelos países durante a segunda cúpula do bloco, realizada em Brasília, em abril do ano passado. O acordo cria uma base institucional para troca de informações entre as instituições, bem como o intercâmbio de funcionários para treinamentos.

Além do BNDES, o documento foi assinado por China Development Bank, Development Bank of Southern Africa, Export-Import Bank of India e Vnesheconombank, da Rússia. Todos são instituições voltadas para o financiamento do desenvolvimento interno e o apoio à exportação de seus países.

"O novo memorando abre caminho para que os bancos possam promover a cooperação em termos de qualificação de recursos humanos e da melhoria das habilidades profissionais, além de incentivar um maior diálogo multilateral entre seus especialistas. A meta dos países é estreitar cada vez mais a relação entre suas instituições oficiais de crédito, em linha com o próprio crescimento e sofisticação do relacionamento econômico entre as potências emergentes. Um dos frutos possíveis desta cooperação é o aprimoramento das relações comerciais, com o desenvolvimento de novos mecanismos de financiamento", informou em nota o BNDES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.