quarta-feira, 2 de março de 2011

Destaque - A Índia flerta com Minas

Na última sexta-feira o jornal Estado de Minas publicou a matéria "A Índia flerta com Minas" (reproduzida aqui). A notícia figurou também no site da Câmara de Comércio Índia Brasil, ilustrada por uma foto do meu bom amigo Leonardo Ananda, ao lado do Sr. Ratan Tata.

A matéria cobre dois eventos, a vinda do Sr. Tata ao Brasil, para tratar de investimentos no setor automotivo, e a visita do Sr. V.RS. Natarajan, presidente da gigante indiana do setor de metal-mecânica, a BEML.

Ambas notícias são excelentes para o Brasil e para Minas Gerais. Mas a visita do CEO da BEML é ainda mais significativa para mim, já que a BEML é cliente de nosso escritório e também uma das empresas que acompanho com mais carinho.

Pelo que tenho visto, o investimento indiano tende a se integrar muito bem na cadeia produtiva brasileira, pois não se foca em projetos de energia ou mineração, mas sim em Tecnologia da Informação, produtos químicos e mecânicos. Vislumbro que, em alguns anos, não será surpresa para ninguém encontrar tecnologia indiana em carros, computadores e cosméticos brasileiros.

Seria o caso de o Brasil aproveitar a viagem de retorno e também se estabelecer na Índia. Para aqueles que não viram, já publiquei um guia sobre como investir naquele país.

Por fim, meus cumprimentos ao Sr. Élson Barros (Consul A.H. da Índia em Minas Gerais) e ao Leonardo (Diretor Vice Presidente da Câmara de Comércio Índia-Brasil). Esses dois realmente fizeram a diferença na história da relação Índia Brasil. Não é por acaso que a Aptech está em Belo Horizonte e não em São Paulo ou Curitiba.

Você não sabe quem é a Aptech?

Não fará mal começar a se acostumar com esses nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.