sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Não é só a China

Ultimamente, tenho ficado espantado com a quantidade de investidores estrangeiros que me procuram e que NÃO são da China (ou da Índia).

A China tem realizado investimentos milionários em setores estratégicos,isso é inegável. Mas deve-se ter em mente que os investimentos chineses estão focados em mercados consolidados e em atividades econômicas tradicionais. Mineração, portos, transmissão de energia.

Os contatos que tenho recebido, por outro lado, são de empresas de tecnologia, pequenos empreendedores, empresas médias de setores atualmente dinâmicos, como medicamentos e máquinas de produção.

Outro fato que me surpreende é a concentração de empresas Italianas e do Mercosul. Parece que a comunidade latina está interessadíssima no Brasil.

Só posso ver com bons olhos essa afluência de empreendedorismo e tecnologia. O vultoso capital chinês será sempre bem vindo, é claro. Mas os investimentos comparativamente mais modestos de outras origens traz consigo outras coisas de que o Brasil tanto precisa: competitividade, inovação, técnicas gerenciais mais agressivas, apuro técnico.

Que saibamos aproveitar essa chance. Eu estou a postos para ajudar os empreendedores e as empresas brasileiras que recebem parte desses investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.