quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PORTUGAL SURPREENDE

Ontem participei do evento "Oportunidades de Negócios em Portugal", realizado pela Câmara Americana de Belo Horizonte.

Uma palestra interessante realizada pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal no Brasil (AICEP) me chamou a atenção para dois pontos importantes e, via de regra, desconhecidos no Brasil:

1) Mais da metade dos produtos exportador por portugal são máquinas, produtos químicos e metais;

2) As empresas brasileiras compram os mesmos produtos da Inglaterra e Alemanha, sem nem mesmo cogitar os produtos portugueses.


Embora esses dois fatores sejam suficientes para uma boa reflexão, recebi ainda outras informações muito relevantes, provenientes da palestra do Sr. José Augusto A.K. Pinto, especialista em normalização:

3) A certificação européia em relação à segurança e condições técnicas dos produtos para o consumidor pode ser obtida através de laboratórios portugueses. Terão rigorosamente o mesmo valor das certificações obtidas em outros países, com a vantagem de gerar economia quanto à necessidade de traduções.

E, finalmente, Portugal está surpreendendo o mundo com os sistemas "Empresa na Hora" e "Marca na Hora".

Através deles, é possível abrir uma empresa plenamente funcional em menos de 55 minutos! E, de sobra, obter, pela internet, uma marca pré-aprovada e válida em toda a União Européia.

Para um país que já foi o símbolo da burocracia e dos cartórios, é uma verdadeira revolução. Que sirva de exemplo para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.